Memórias Arrependidas de Um Poeta Sem Pudor 2024

Memórias Arrependidas de Um Poeta Sem Pudor 2024

Estante

(Antologia Poética, de 1978 a 2023)
Barata Cichetto

Memórias Arrependidas de Um Poeta Sem Pudor 2024
Memórias Arrependidas de Um Poeta Sem Pudor 2024

Comecei a escrever histórias e poesias por volta dos 15 anos de idade, ainda nos anos 1970, mas somente agora, aos 65, posso me considerar poeta escritor. E embora tenha escrito três romances, várias centenas de crônicas e contos, foi na poesia que sempre me encontrei. Milhares foram escritas e publicados em 13 livros autoeditados e financiados, tendo sido a razão da criação de uma editora artesanal em 2010, que durou até 2020, quando passei a publicar pela UICLAP.

A popularização da Internet no final do século XX, que ofereceu maiores possiblidades às artes, foi também o início do fim para a poesia, da forma como verdadeiros apreciadores a veem e sentem. As páginas frias das telas de computadores e celulares não carregam sua essência. A poesia é para o papel e para o “ao vivo”, ou seja, tem que ser tocável, cheirável, ouvida, vista, sentida; seja pela leitura no papel, com seus cheiros e texturas, quanto pela entonação, respiração, suores, olhares do poeta quando a interpreta.

Por esse motivo, fiz uma seleção de poesias para uma antologia com toda a poesia que pude carregar, desde meados dos anos 1970 até 2023. O critério foi pessoal: os textos que mais gostei de escrever e de ler, e os que considero de melhor “qualidade”. Assim nasceu “Memórias Arrependidas de Um Poeta Sem Pudor”, com 750 páginas e quase 600 textos, incluindo os textos de três óperas-rock que lancei, em parceria com o Maestro Amyr Cantúsio Jr., entre 2010 e 2016. Esta edição inclui ainda alguns inéditos, escritos em 2024.

Quanto ao teor da minha obra, não esperem que contenha poesia fácil e digerível, como quem come um doce, mas uma poesia crua, visceral, cheia de palavrões e de jargões das ruas. Falo muito de morte, de sexo e de outros tabus, em poesias invariavelmente rimadas e metrificadas. Nunca escrevi com mel e purpurina, mas com sangue e esperma. Desde a adolescência sempre foi assim.

Acredito na honestidade da poesia, e, na verdade que ela necessita, pois sempre deve refletir a vida, o pensamento e o sentimento do autor. Sem qualquer censura, que mata a alma de artista. Então, assim é minha obra, como é comum se dizer hoje: politicamente incorreta.

Um pouco sobre mim

Nascida da experiência literária de seus criadores, os poetas e escritores Luís Roxo e Barata Cichetto, a Editora Poetura chega vocacionada à publicação especialmente de livros de poesia, mas logicamente abrangendo outros gêneros literários, como contos, crônicas, ensaios, etc.. 

Roxo Cichetto, também artistas multitarefa, juntaram suas forças compartilhando suas vastas experiências na área editoral,, inclusive dentro da própria UICLAP.  

O nome da Editora foi “emprestado” da revista literária Poetura, criação de Roxo em 2023, e que vem todos os meses distribuída para todo o mundo lusófono. A palavra em si diz a sua própria intenção e foi inventada por Luís Roxo.

Luís Roxo tem 57 anos, é português, nascido em Coimbra e mora em Porto Alegre, Brasil. Desde muito cedo se revelou ter um talento para a escrita, pintura e música. Considera que a arte é a sua forma de estar e respirar, evocando que todos somos pequenas partículas com alma, que pertence ao corpo do Criador; por isso, busca a trilogia da alma e da criação, através da palavra que nasceu antes do Universo, da paisagem pictórica e do som, notas uma a uma que compõem a sinfonia da vida.

Barata Cichetto tem 66 anos é paulistano e atualmente mora em Araraquara, no interior do estado de São Paulo. Já publicou 28 livros, sendo que 13 são de poesia, quase todos autoeditados, seja por sua Editora Artesanal, ou por plataformas com Amazon e UICLAP. Foi também Projetista e Analista de Qualidade. 

Todos os nossos lançamentos darão oportunidade particularmente a escritores sem qualquer vínculo com editoras tradicionais, privilegiando os autores inéditos, embora possamos atender a outros nichos, como autores com obras em domínio público e coletâneas literárias. 

Além da edição e publicação mediante plataformas, também prestamos outros serviços editoriais, tais como: 

•          Revisão,

•          Diagramação

•          Arte de capa

•          Sites para escritores,

•          Videopoemas

•          Ebooks trailers.

Oferecemos também cursos como o de Escrita Criativa.

Para contato direto conosco: editorapoetura@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *